Alterações climáticas: "dessalinizadora vem acautelar o futuro" para Câmara de Sines

A construção da dessalinizadora de Sines, no distrito de Setúbal, vai arrancar no próximo ano, estando a sua conclusão prevista para 2031, num investimento promovido pelo governo de 120 milhões de euros.

Arlinda Brandão - Antena 1 /

créditos: Câmara Municipal de Sines


A infraestrutura é justificada com o grande número de projetos industriais em curso, incluindo a produção de hidrogénio e de aço verde numa região com algum stress hídrico.
A autarquia considera importante " ir buscar água ao mar e trata-la para servir o maior Polo industrial e energético do país".

Até agora, o complexo industrial tem sido abastecido pela albufeira de Morgavel através da bacia do Sado e do contributo de água transportada a partir do Alqueva para esta barragem.
Mas com a previsão de que a procura de água possa triplicar nos próximos anos, a construção da dessalinizadora é uma das soluções apontadas.
Ouvido pela Rádio Pública, Álvaro Beijinha, o presidente da Câmara Municipal de Sines considera que sem aumentar a disponibilidade de água os investimentos em curso no maior Polo industrial e energético do país "dificilmente conseguem concretizar-se". E acrescenta que é preciso "acautelar o futuro".
O Governo prevê começar em 2027 a construir em Sines a dessalinizadora no valor de 120ME.
PUB